terça-feira, 13 de agosto de 2013

Dia de luz, festa do sol...

Amanhã é meu último dia aqui em Roma (na quinta-feira eu sigo viagem), mas tenho que dizer a vocês que a minha vontade é arrumar um emprego de lavadora de pratos numa pizzaria e simplesmente ficar.  Mas não crucifiquei São Pedro de cabeça pra baixo (depois da minha visita ao Vaticano esse é meu novo sinônimo pra uma coisa absurda!) e seguirei viagem com a certeza de que tenho que voltar.

Sinto como se tivesse cumprido uma primeira etapa por aqui: fiz o roteiro oficial (conheci os pontos turísticos, conheci museus, entrei e sai de igrejas, fiz coisas que os romanos fazem e outras que nem os romanos fazem - do mesmo jeito que carioca só vai ao Cristo quando tem visita em casa). Agora já começo a entrar numa segunda fase: vivenciar a cidade. De uma próxima vez (que será acompanhada!) irei a bares, conhecerei lugares à noite e curtirei mais a Roma dos romanos.

Viajar sozinha está sendo muito bom. Tenho me jogado o máximo e feito bastante coisa, mas não me senti confiante pra fazer outras e acho que a gente tem que seguir o instinto e ir fazendo o que se sente mais ou menos segura. É um limite que tento respeitar. Então, fui meio Cinderela por aqui e vivi intensamente a cidade durante o dia. Ao anoitecer prefiro estar em casa.

Hoje comecei o dia voltando à Fontana di Trevi; joguei minha moedinha; fiz o meu pedido; e a tradição diz que ter feito isso garante que voltarei à Itália!  Amém!!! Depois me sentei bem no meio, de frente pra Fonte, e fiquei simplesmente olhando as pessoas e admirando o monumento. Pense em Olinda no Carnaval! Pronto. É a quantidade de gente que tem ao redor da Fontana di Trevi em agosto. Mesmo assim, é de uma beleza ímpar!

Saí de lá e fui caminhando pelas ruas, tentando chegar no Largo Argentina, seguindo a dica de Juliana Aragão sobre a ONG que cuida dos gatos de Roma. Acabei batendo de volta nas proximidades do Pantheon e entrei numa loja dessas que a gente só vai achar aqui: de cartões artesanais, artigos de couro artesanais e também de tintas e timbres. De uma delicadeza imensa!

Segui para o Largo Argentina. Ju! Entrei na ONG, brinquei com os gatinhos, conversei com as responsáveis e fiz uma doação. Muito legal o projeto!

Aí começa a parte mágica do meu dia, que tinha por objetivo final chegar na Ilha Tiberina e depois em Trastevere. Papai sempre dizia que não adianta saber o que quer ou ser bom no que faz se você não tem sorte! "Não é tudo, mas é essencial!" Me considero uma pessoa de sorte.

Estou eu atravessando uma das pontes que vai dar em Trastevere, quando vejo um barquinho com três pessoas dentro, atracando na margem do Rio Tévere. Apressei o passo, desci correndo até o píer e descobri o que eu mais queria fazer e já tinha perguntado a várias pessoas e ninguém sabia: tem um passeio de barco pelo Rio Tevere!!! E o barco ia sair em 2 minutos para um passeio de 1 hora!!! Quando eu respondi ao homem que eu ia neste passeio, já estava quase dentro do barco, pagando a entrada! kkkkkkk...

Foi lindo! Foi mágico! Foi de uma paz, de uma luz, de uma beleza, que eu posso passar o resto da semana usando todos os adjetivos em português e italiano e vocês não vão ter a ideia exata do que eu estou falando. O barco vai por todas as pontes, até depois do Vaticano, e depois volta até a Ilha Tiberina. Sem palavras!

Quando desci na ilha de volta, descobri que está acontecendo um festival de verão naquela região - com apresentações, festival de cinema, de gastronomia e um monte de coisas legais. A programação de hoje ainda não tinha começado e aproveitei pra caminhar por Trastevere antes de voltar pra Ilha Tiberina.

Trastevere é o Leblon, a Savassi, a Casa Forte-Poço da Panela de Roma! Toda chiquezinha, toda lindinha, toda, toda! Tem restaurantes, teatros, cinemas, sementeiras. É lindo! Almocei num restaurante muito bom, com um garçom tirador de onda e esquecido. Muito engraçado! Comida deliciosa, ambiente muito bom, adorei! Depois segui caminho pelo bairro e achei o cinema de Nanni Moretti!!!! Achei, Nando!!!! Eu posso arrumar um emprego de GPS ambulante, se o posto de lavadora de pratos não der certo! kkkkkkk....

Depois de caminhar bastante pelo bairro, voltei pra Ilha Tiberina, pro Festival de Verão que é cheio de romanos e poucos turistas. Fiquei lá um tempo e já caindo de cansada resolvi voltar pra casa. O texto tá grande e eu vou continuar no próximo!


* Diário de uma viagem / agosto-2013 / publicado no facebook (13/08/2013)

Nenhum comentário: